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segunda-feira, 1 de julho de 2019

Agenda

2023 - 8 de abril: apresentação do livro Sexualidades nas Artes, a cena obscura e do MSTsite no Teatro da Trindade - Salão Nobre, 15h00

Capa do Livro




2021/2022 Ciclo de Conferências

MANIFESTAÇÕES DA SEXUALIDADE NAS ARTES
 efeitos e consequências de ordem estética, ética e política  

                                                              Cartaz das Conferências





2021 - Lançamento da 2ª Edição do livro João Garcia Miguel e a Transificação do Corpo, com um capítulo sobre Sara Ribeiro, de Bruno Schiappa, em suporte de papel, com edição da CJGM, na Coleção Trace

Capa do Livro


2020 - Colóquio Internacional Erotismo e Sexualidade(s) nas Artes (online)
           
Publicação do Ebook João Garcia Miguel e a Transificação do Corpo, com um capítulo              sobre Sara Ribeiro, de Bruno Schiappa



Imagem do Colóquio




Colóquio Internacional Erotismo e Sexualidade(s) nas Artes

Chamada para comunicações.

Pensar as fantasias, os vários géneros, rever conceitos de homo e heteroerotismo, práticas marginais e práticas ortodoxas, desvios nas últimas e contextos desses desvios, o incesto, a pedofilia, a violação, a sedução, a ninfomania, a autosexualidade e todas as outras tipologias que contribuam para um maior reconhecimento das manifestações da sexualidade nas artes, deverão ser o ponto de partida para as comunicações submetidas.
Versão portuguesa aqui 




2019/20 - Ciclo de Conferências

Manifestações da Sexualidade nas Artes Performativas e Visuais

No decurso de uma investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Bruno Schiappa e o Centro de Estudos de Teatro organizam um ciclo de conferências no âmbito nacional e internacional, subordinadas ao tema dos efeitos e consequências de ordem estética, ética e política das manifestações da sexualidade nas artes performativas e visuais. O ciclo tem o acolhimento do Teatro da Trindade e conta ainda com a supervisão de Fernando Guerreiro, consultor científico (ULisboa), e Maria João Brilhante, Cofundadora do Centro de Estudos de Teatro (ULisboa). A entrada é livre.


Programa:
 9 DE OUTUBRO DE 2019

 ©Joana Correia

 Bruno Schiappa[1]: A Desconstrução do Género na Versão de João Garcia Miguel de A Casa de Bernarda Alba
A partir do espetáculo de João Garcia Miguel, Bruno Schiappa falará sobre a questão dos géneros e a representação destes em cena – Salão Nobre, das 16h00 às 18h00

6 DE NOVEMBRO DE 2019:

© Diego Sanchez 

João Pedro Rodrigues[2]Erotismo e Fantasia na Tríade O FantasmaOdete e O Ornitólogo, do cineasta
Numa conversa com o realizador João Pedro Rodrigues moderada por Bruno Schiappa, com projeção de excertos dos 3 filmes, serão abordados os temas do (homo)erotismo e da fantasia na tríade selecionada – Salão Nobre, das 16h00 às 18h00

4 DE DEZEMBRO DE 2019:  

©António Gamito 

Elmano Sancho[3]: A Ligação entre a Exposição e Total Visibilidade da Pornografia e a Sociedade Contemporânea.
A partir dos acontecimentos em torno da morte do cidadão norte-americano Eric Garner que deram origem ao movimento I Can’t Breathe e que foram o ponto de partida para o seu espetáculo, Elmano Sancho falará sobre o processo de construção e as questões que o motivaram para criar I can’t Breathe, que lhe granjeou prémio APCT de melhor espetáculo – Salão Nobre, das 16h00 às 18h00


8 DE JANEIRO DE 2020:  

©Estelle Valente 

Sara Carinhas[4]: O Gesto Teatral e o Corpo no Trabalho do Performer.
A partir do seu trabalho nos espetáculos A farsa; Orlando; O olhar inabitado das manhãs; As criadas e Paraíso, será conduzida uma conversa sobre o gesto teatral e o corpo enquanto ferramentas privilegiadas no trabalho de Sara Carinhas como intérprete cocriadora – Salão Nobre, das 16h00 às 18h00
5 DE FEVEREIRO DE 2020:

Olinda Kleiman[5]Dizer Como Quem Não Diz – o equívoco sexual no teatro vicentino
Olinda Kleiman irá analisar os mecanismos de verbalização e encenação do sexo e da sexualidade no teatro vicentino, reconsiderando o texto e a performance, que neste se apoia, numa perspetiva mais lúdica e teatral do que o que a crítica geralmente reconhece, tendo ainda em conta os hábitos culturais de uma época e o jogo de cumplicidade entre autor, ator e público, reforçado pelo processo de receção coletiva : todo um processo em que o riso é partilhado, garantindo à palavra teatral a sua espetacularidade – Salão Nobre, das 16h00 às 18h00









[1] Investigador Integrado do CET, Encenador, Ator, e Dramaturgo
[2] Realizador e Argumentista
[3] Encenador e Ator
[4] Encenadora e Atriz
[5] Professora Catedrática, Diretora do CREPAL – Centre de Recherches sur les Pays de Langue Portugaise – Université Sorbonne Nouvelle, Paris.








Apelo para resposta a inquérito sobre Artes Performativas e Visuais/Request for responses to inquiries on Performing Arts



No âmbito da investigação de pós doutoramento que Bruno Schiappa está a desenvolver, e que se debruça sobre o tema de Manifestações da Sexualidade na performance teatral, pedimos a vossa colaboração na resposta aos questionários abaixo indicados. 
São direcionados para espectadores e criadores e podem responder apenas a um ou a ambos se desejarem. 
Os inquéritos são anónimos e eu não haverá acesso à origem de qualquer resposta nem a qualquer endereço IP ou VPN Server Location. 
Responder demorará entre 5 a 20 minutos, no máximo, consoante o vosso entusiasmo. 
As respostas serão filtradas e servirão de ponto de partida para reflexão. 
É muito importante a vossa colaboração para que esta investigação alcance os seus objetivos sociopolíticos.
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Questionário aos Espectadores - https://pt.surveymonkey.com/r/GS87CTP
Questionário aos Criadores - https://pt.surveymonkey.com/r/BWQTVKB


Inquiry to Spectators: https://fr.surveymonkey.com/r/SDXKXK9


Chamada para Submissões de Artigos

 (deu-se início a esta chamada no ano de 2018 e continua anualmente até haver resultados suficientes. A versão francesa está em preparação e a chamada será aberta aos países eslavos)
Curadoria: Bruno Schiappa

Supervisão: Fernando Guerreiro, consultor científico (ULisboa) e Maria João Brilhante, Diretora do Centro de Estudos de TeatroManifestações da Sexualidade no Teatro / Manifestations of Sexuality in Theatre
Encontra-se aberto o prazo para envio de propostas de artigos para publicação no site MST (manifestações de sexualidade no teatro) – http://mst.estudosteatro.pt/  
O MST- Manifestações de Sexualidade no Teatro é um site recém-criado (2018) e ainda sem divulgação pública, que visa a disseminação da investigação relacionada com Manifestações da sexualidade na performance teatral: efeitos e consequências de âmbito estético, ético e político da estimulação sensual e erótica através da exibição e do voyeurismo, contribuindo para o diálogo entre áreas de Teatro, Sociedade e Poder.
O objetivo é incluir neste site, agregado ao Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa os resultados de investigação científica no âmbito da sexualidade e  da presença desta no teatro, enquanto veículo político e/ou de ideologemas. Os artigos poderão ser escritos em inglês ou em português e serão sujeitos à apreciação dos membros do Conselho Editorial, através de um processo de peer-review.Versão portuguesa em anexo​

Call for Submissions
MST site (manifestations of sexuality in theatre) invites submissions to be published -  http://mst.estudosteatro.pt/   
MST-Manifestations of Sexuality in Theater is a newly created site (2018) and still without public disclosure, which aims to disseminate research related to Manifestations of sexuality in theatrical performance: effects and consequences of the aesthetic, ethical and political scope of sensual and erotic stimulation through the exhibition and voyeurism, contributing to the dialogue between areas of Theater, Society and Power.
The objective is to include in this site, linked to the Center for Studies of Theater of the University of Lisbon, the results of scientific research in the field of sexuality and its presence in the theater as a political vehicle. The articles may be written in English or Portuguese and will be subject to the appreciation of the members of the Editorial Board, through a peer-review process. English version attached ​