Etapas da Investigação 2017/2019 - mst

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Etapas da Investigação 2017/2019

Manifestações da Sexualidade na Performance Teatral
Efeitos e consequências de ordem estética, ética e política, do erotismo, voyeurismo e exibicionismo
Frederico Bruno Martins dos Santos Jara Schiappa
SFRH/BPD/117096/2016
2019
– De outubro de 2019 a fevereiro de 2020: Ciclo de Conferências no Teatro da Trindade sobre o tema Manifestações da Sexualidade nas Artes Performativas e Visuais. Confirmado.
Curadoria e Moderação de Bruno Schiappa. Supervisão de Fernando Guerreiro, Consultor Científico (ULisboa)
Programa:
 9 DE OUTUBRO DE 2019: Bruno Schiappa[1]: a desconstrução do género na versão de João Garcia Miguel de A Casa de Bernarda Alba. A partir do espetáculo de João Garcia Miguel, Bruno Schiappa falará sobre a questão dos géneros e a representação destes em cena
6 DE NOVEMBRO DE 2019João Pedro Rodrigues[2]Erotismo e fantasia na tríade O FantasmaOdete e O Ornitólogo, do cineasta. Numa conversa com o realizador João Pedro Rodrigues moderada por Bruno Schiappa, com projeção de excertos dos 3 filmes, serão abordados os temas do (homo)erotismo e da fantasia na tríade selecionada
4 DE DEZEMBRO DE 2019: Elmano Sancho[3]a ligação entre a exposição e total visibilidade da pornografia e a sociedade contemporânea. A partir dos acontecimentos em torno da morte do cidadão norte-americano Eric Garner que deram origem ao movimento I Can’t Breathe e que foram o ponto de partida para o seu espetáculo, Elmano Sancho falará sobre o processo de construção e as questões que o motivaram para criar I can’t Breathe, que lhe granjeou prémio APCT de melhor espetáculo
8 DE JANEIRO DE 2020: Sara Carinhas[4]: o gesto teatral e o corpo no trabalho do performer. A partir do seu trabalho nos espetáculos A farsa; Orlando; O olhar inabitado das manhãs; As criadas e Paraíso, será conduzida uma conversa sobre o gesto teatral e o corpo enquanto ferramentas privilegiadas no trabalho de Sara Carinhas como intérprete cocriadora
5 DE FEVEREIRO DE 2020: Olinda Kleiman[5]Dizer como quem não diz – o equívoco sexual no teatro vicentino. Olinda Kleiman irá analisar os mecanismos de verbalização e encenação do sexo e da sexualidade no teatro vicentino, reconsiderando o texto e a performance, que neste se apoia, numa perspetiva mais lúdica e teatral do que o que a crítica geralmente reconhece, tendo ainda em conta os hábitos culturais de uma época e o jogo de cumplicidade entre autor, ator e público, reforçado pelo processo de receção coletiva : todo um processo em que o riso é partilhado, garantindo à palavra teatral a sua espetacularidade. 

Cartaz provisório (o definitivo incluirá fotografias dos conferencistas e o aumento do lettering da frase alusiva ao financiamento da FCT)




PRÁTICA COMO INVESTIGAÇÃO
– Fantasias da Prisão* – Escrita e Encenação de Bruno Schiappa, em resposta a um pedido de colaboração como curso de fim-de tarde de Formação de Atores, que funcionou como laboratório adequado à prática como investigação, e no qual apliquei várias perspetivas dos conceitos de psicanálise de Freud (unheimlich – inquietante, o estranho-familiar ou a inquietante estranheza), de Jung (memória genética) e de Segal (fantasia e fantasia). Foi apresentado ao público nos dias 19, 20 e 21 de junho, no Chapitô, com conversa com o público no final sobre os efeitos do espetáculo no espectador e nos atores.

Cartaz

RECURSOS DIGITAIS
– Atualização do site http://mst.estudosteatro.pt/ no campo reservado a bibliografia e inserção das etapas da investigação
– Apelo à resposta aos inquéritos online, elaborados no âmbito da investigação. Inquérito aos espectadores e aos criadores, versões em português, inglês e francês, visando a internacionalização da investigação. Neste momento temos já 36 respostas de criadores e 64 respostas de espectadores:
Autoria: Bruno Schiappa
Supervisão: Fernando Guerreiro, consultor científico (ULisboa) e Maria João Brilhante, Diretora do Centro de Estudos de Teatro (ULisboa)
Versão em português:
Questionário aos Espectadores https://pt.surveymonkey.com/r/GS87CTP
Questionário aos Criadores - https://pt.surveymonkey.com/r/BWQTVKB
Versão em inglês:
Inquiry to Spectators - https://fr.surveymonkey.com/r/SDXKXK9
Versão em francês:
Enquête aux Spectateurs - https://pt.surveymonkey.com/r/WB9VX3T
Ênquete aux Créateurs - https://fr.surveymonkey.com/r/W6SX7ZK
– Chamada para submissões de artigos/Call for submission of articles and papers (deu-se início a esta chamada no ano de 2018 e continua anualmente até haver resultados suficientes. A versão francesa está em preparação e a chamada será aberta aos países eslavos)
Curadoria: Bruno Schiappa
Supervisão: Fernando Guerreiro, consultor científico (ULisboa) e Maria João Brilhante, Diretora do Centro de Estudos de Teatro
Manifestações da Sexualidade no Teatro / Manifestations of Sexuality in Theatre
Encontra-se aberto o prazo para envio de propostas de artigos para publicação no site MST (manifestações de sexualidade no teatro) – http://mst.estudosteatro.pt/  
O MST- Manifestações de Sexualidade no Teatro é um site recém-criado (2018) e ainda sem divulgação pública, que visa a disseminação da investigação relacionada com Manifestações da sexualidade na performance teatral: efeitos e consequências de âmbito estético, ético e político da estimulação sensual e erótica através da exibição e do voyeurismo, contribuindo para o diálogo entre áreas de Teatro, Sociedade e Poder.
O objetivo é incluir neste site, agregado ao Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa os resultados de investigação científica no âmbito da sexualidade e  da presença desta no teatro, enquanto veículo político e/ou de ideologemas. Os artigos poderão ser escritos em inglês ou em português e serão sujeitos à apreciação dos membros do Conselho Editorial, através de um processo de peer-review.Versão portuguesa em anexo​
MST site (manifestations of sexuality in theatre) invites submissions to be published -  http://mst.estudosteatro.pt/   
MST-Manifestations of Sexuality in Theater is a newly created site (2018) and still without public disclosure, which aims to disseminate research related to Manifestations of sexuality in theatrical performance: effects and consequences of the aesthetic, ethical and political scope of sensual and erotic stimulation through the exhibition and voyeurism, contributing to the dialogue between areas of Theater, Society and Power.
The objective is to include in this site, linked to the Center for Studies of Theater of the University of Lisbon, the results of scientific research in the field of sexuality and its presence in the theater as a political vehicle. The articles may be written in English or Portuguese and will be subject to the appreciation of the members of the Editorial Board, through a peer-review process. English version attached ​

CONFERÊNCIAS

– Palestra*, 15 de Março, apresentação do projeto de investigação sobre Manifestações da Sexualidade (pós doutoramento a decorrer) no CREPAL – Centre de recherches sur les pays lusophones, Université Sorbonne Nouvelle, Maison de la Recherch: Orador convidado, Bruno Schiappa

– Conferências* sobre Tetralidade e Poder – o caso do Auto da Fé; Orador convidado, Bruno Schiappa
Obs: apesar de não estarem previstas no cronograma original, estas conferências, que tiveram como ponto de partida a minha tese de doutoramento, que teve financiamento oportuno com uma bolsa de investigação (BD SFRH/BD/45101/2008) e da qual resultou um livro, estão a contribuir para um próximo projeto de investigação, que resultará de um encontro entre os temas dos dois projetos – Doutoramento e Pós Doutoramento – e que será subordinada ao tema Teatralidade e Poder, a sedução dos sentidos.
30 de Março de 2019 – Centro Cultural do Cartaxo (celebrações do Dia Mundial do Teatro)
10 de Fevereiro de 2019 – Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, Alenquer (por ocasião da celebração dos 517 anos do nascimento do Humanista)
OUTROS
– Atualização de bibliografia e conceitos operatórios (ao longo do ano)

2018
CURADORIA  

WORKSHOP O Corpo e o Inconsciente
Dirigido por João Garcia Miguel
realizado em setembro, de 17 a 21, das 10h00 às 14h00 de 2018 nas instalações do Inatel Mouraria com 25 participantes e com o apoio financeiro da Fundação GDA e que resultou na verificação prática da metodologia deste criador, cujo trabalho integra o 1º volume do livro previsto no cronograma

Cartaz

 PUBLICAÇÕES online (peer review)
Obs: ao longo do ano

– Schiappa, B., Se não houvesse corpo não haveria pecado [A Casa de Bernarda Alba] https://sinaisemlinha.wordpress.com/2018/11/14/se-nao-houvesse-corpo-nao-haveria-pecado-a-casa-de-bernarda-alba/

– Schiappa, B., The House of the Rising Sun [Phobos ou os órfãos de amor] https://sinaisemlinha.wordpress.com/2018/05/12/the-house-of-the-rising-sun-phobos-ou-os-orfaos-de-amor/

– Schiappa, B., Não existe no inferno fúria igual à de uma mulher desprezada [Medeia] https://sinaisemlinha.wordpress.com/2018/03/08/nao-existe-no-inferno-furia-igual-a-de-uma-mulher-desprezada-medeia/

TRABALHOS PUBLICADOS: LIVROS e REVISTAS
– A Dimensão Teatral do Auto da Fé*, Lisboa: Edições Colibri (lançamento a 20 de Outubro no TNDMII – antigo palácio da Inquisição/Estaus) ISBN 978-989-689-782-6 URL: http://www.edi-colibri.pt/Detalhes.aspx?ItemID=2237
– “Para poder, enfim, rever as estrelas”* in Teorias da Crítica, Sinais de Cena _ revista de estudos de teatro e artes performativas, Série II, nº 3, pp. 316-324, maio de 2018, Lisboa: Orfeu Negro ISBN 978-9898868-25-1                                                           URL: https://www.orfeunegro.org/products/sinais-de-cena-2018-revista-de-estudos-de-teatro-e-artes-performativas
RECURSOS DIGITAIS
– Construção do site MST, sobre o tema da investigação e respetiva renovação do domínio web http://mst.estudosteatro.pt/
Em curso está a preparação da versão em francês para anexar ao menu principal e que ficará pronta até final de julho.

– Chamada para submissões de artigos/Call for submission of articles and papers (deu-se início a esta chamada no ano de 2018 e continua anualmente até haver resultados suficientes. A versão francesa está em preparação e a chamada será aberta aos países eslavos)
Curadoria: Bruno Schiappa
Supervisão: Fernando Guerreiro, consultor científico (ULisboa) e Maria João Brilhante, Diretora do Centro de Estudos de Teatro
Manifestações da Sexualidade no Teatro / Manifestations of Sexuality in Theatre
Encontra-se aberto o prazo para envio de propostas de artigos para publicação no site MST (manifestações de sexualidade no teatro) – http://mst.estudosteatro.pt/  
O MST- Manifestações de Sexualidade no Teatro é um site recém-criado (2018) e ainda sem divulgação pública, que visa a disseminação da investigação relacionada com Manifestações da sexualidade na performance teatral: efeitos e consequências de âmbito estético, ético e político da estimulação sensual e erótica através da exibição e do voyeurismo, contribuindo para o diálogo entre áreas de Teatro, Sociedade e Poder.
O objetivo é incluir neste site, agregado ao Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa os resultados de investigação científica no âmbito da sexualidade e  da presença desta no teatro, enquanto veículo político e/ou de ideologemas. Os artigos poderão ser escritos em inglês ou em português e serão sujeitos à apreciação dos membros do Conselho Editorial, através de um processo de peer-review.Versão portuguesa em anexo​
MST site (manifestations of sexuality in theatre) invites submissions to be published -  http://mst.estudosteatro.pt/   
MST-Manifestations of Sexuality in Theater is a newly created site (2018) and still without public disclosure, which aims to disseminate research related to Manifestations of sexuality in theatrical performance: effects and consequences of the aesthetic, ethical and political scope of sensual and erotic stimulation through the exhibition and voyeurism, contributing to the dialogue between areas of Theater, Society and Power.
The objective is to include in this site, linked to the Center for Studies of Theater of the University of Lisbon, the results of scientific research in the field of sexuality and its presence in the theater as a political vehicle. The articles may be written in English or Portuguese and will be subject to the appreciation of the members of the Editorial Board, through a peer-review process. English version attached ​

 2017
PUBLICAÇÕES online (peer review)

  Os cavalos também se abatem [A vertigem dos animais antes do abate]  https://sinaisemlinha.wordpress.com/2017/10/04/os-cavalos-tambem-se-abatem-a-vertigem-dos-animais-antes-do-abate/#more-1102


PUBLICAÇÕES online (sem peer review)
 – Drame, rituel et religion dans la version scénique de Yerma para João Garcia Miguel https://www.academia.edu/34032454/Drame_rituel_et_religion_dans_la_version_sc%C3%A9nique_de_Yerma_de
– Drama, ritual e religião na versão cénica de Yerma de João Garcia Miguel https://www.academia.edu/32272071/Drama_ritual_e_religi%C3%A3o_na_vers%C3%A3o_c%C3%A9nica_de_Yerma_de

CONFERÊNCIAS
– JORNADA DE ESTUDOS DEDICADA A RENÉ GIRARD – Conferência Internacional - Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho – 13 e 14 de fevereiro de 2017; Título da Comunicação: Drama, ritual e religião na versão cénica de Yerma, de João Garcia Miguel – Orador por Submissão

Obs: Os restantes períodos são utilizados na atualização e pesquisa bibliográfica, bem como na atualização dos conceitos operatórios, conforme previsto no cronograma

PRÓXIMAS ETAPAS (final do 1º triénio e 2º triénio):
De junho a agosto de 2019 será executada a análise das respostas ao inquérito no site e a atualização deste último com dados que evidenciarão primeiras e provisórias conclusões acerca da relação entre sexualidade e performance. Paralelamente proceder-se-á sempre à atualização de conceitos operatórios pedidos pelo estudo do corpus, de bibliografia e de iconografia.
De setembro de 2019 a janeiro de 2020 existe já a confirmação de um conjunto de palestras com, artistas e investigadores, no Teatro da Trindade. O lançamento do 1º volume do livro com o título A Dimensão Apocalíptica do Corpo na Obra de João Garcia Miguel está previsto para outubro – aguarda financiamento.
 De fevereiro a maio de 2020 será feita a filtragem e seleção dos elementos que, tendo resultado das palestras, constituirão indicadores para a questão da manipulação e estimulação sexual, consciente, do espectador através de mecanismos de elaboração estética e espetacular e da repercussão ética e política, seja ela esperada ou não.
De junho a novembro de 2020 serão realizados os trabalhos de organização do colóquio internacional a ter lugar no final do mês de dezembro do mesmo ano.
Os meses de janeiro a abril de 2021 serão reservados à preparação da publicação das comunicações do colóquio no site, para o que será constituída uma comissão de seleção das mesmas comunicações (peer review). Serão ainda feitas revisões do material existente com vista à publicação do segundo volume do livro com um texto de enquadramento teórico da minha autoria com as conclusões sobre os efeitos e consequências de âmbito Estético, Ético e Político da estimulação sensual e erótica através da exibição e do voyeurismo.
De maio a setembro de 2021 será ainda revisto e atualizado o segundo volume do livro.
De outubro de 2021 a fevereiro de 2022 será realizada a formatação desse volume para edição.
De março a junho de 2022 será feita a atualização do site com a publicação das comunicações do colóquio. Para além dessa publicação que ficará disponível on-line, serão introduzidos possíveis novos resultados.
De julho a outubro será organizado novo ciclo de palestras e divulgado o lançamento do segundo volume do livro.
Em dezembro de 2022 será feito o lançamento da publicação do segundo volume do livro e contaremos com a presença de vários convidados com autoridade no tema. Na mesma sessão será exibida uma apresentação do site especificamente criado para registar as etapas da investigação e com introdução do inquérito a criadores e espectadores. Será ainda assinalada a sua importância incontornável neste projeto uma vez que coloca este trabalho na comunidade científica e que continuará a funcionar como instrumento científico ao serviço da comunidade bem como da importância na boa condução da investigação.





[1] Investigador Integrado do CET, Bolseiro FCT em regime de Pós Doutoramento
[2] Realizador e Argumentista
[3] Encenador e Ator
[4] Encenadora e Atriz
[5] Professora Catedrática, Diretora do CREPAL – Centre de Recherches sur les Pays de Langue Portugaise – Université Sorbonne Nouvelle, Paris.