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terça-feira, 17 de outubro de 2017

Biblio

2012: O Cancioneiro do Bairro Alto, Lisboa: Planeta Editora

2014: Pygmalion. Revista de teatro general y comparado. Perspectivas sobre el teatro en Portugal en el siglo XXI, n. 6, Madrid: Instituto del Teatro de Madrid

2014: Performance, Happening, Art Corporel... Au-delà des disciplines artistiques, Revue 303 Arts Recherches Créations, sptembre 2014, Nantes: Association 303

ACCIAIUOLI, Margarida & MARQUES, Bruno (coord.) 
2012: Arte e Erostismo, Col. Temas e Perspectivas, nº 5, Lisboa: Instituto de História da Arte/Estudos de Arte Contemporânea

BASTOS, Cristiana e GONZALÉZ, Alfredo
1996: “Cravado na pele, o Hospital”, in Vale de Almeida, Miguel (org.), Corpo Presente: treze reflexões Antropológicas sobre o corpo, Oeiras: Celta

BATAILLE, Georges 

1961: Les Larmes d'Éros, Paris: 10/18 &Brodard & Taupin
1967: La Part Maudite précédé de La Notion de Dépense, Paris: Les Éditions De Minuit
1988: O Erotismo Edição Ilustrada, 3ª Edição, Lisboa: Edições Antígona
1998: A Literatura e o Mal, Tradução de António Borges Coelho, col. Passagens, Lisboa: Vega Lda



BAUDRILLARD, Jean 
1996: A Troca Simbólica e a Morte, 2 vol., col. Arte &Comunicação,                     Lisboa: Edições 70

BRETON, David Le 
1992: La Sociologie du Corps, Coll. Que sais-je?, Paris: Presses Universitaires de France

BRILHANTE, Maria João 
2009: "Laços e desenlaces entre criação e reflexão crítica no teatro português contemporâneo", Sala Preta. Revista do PPG em Artes Cênicas da Escola de comunicação e Artes da USPaulo, nº9, pp. 121-132

BUCI – GLUCKSMANN, Christine 
1986: La Folie du Voir, Coll. Débats, Paris : Éditions Galilée

CARVALHEIRA, Ana Alexandra
2018: Em Defesa do Erotismo - a favor da liberdade e da saúde sexual, Porto Salvo: Edições Desassossego

CERTEAU, Michel 

2000, The Possession at Loudun, Chicago: The University of Chicago Press


COELHO, Rui Pina 
2009: “O que é que tem o actor? Figurações de personagens Shakespearianas por actores e actrizes portugueses ao longo do século XX (e um bocadinho do XXI)”, in Shakespeare entre nós, Org. Maria Helena Serôdio, João de Almeida Flor, Alexandra Assis Rosa, Rita Queiroz de Barros, Paulo Eduardo Carvalho. Lisboa: Húmus, Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa, Centro de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras de Lisboa, pp. 59-70.

DOLLAN, Jill 
2010: Theatre and Sexuality, London: Palgrave Macmillan

EHRENBERG, Alain 
2011: Le culte de la performance. Coll. Pluriel, Performance, happening, art corporel, 303, nº 132, Paris: Hachette Pluriel

ÉTIENNE, Noémie & VANNOUVONG, Agnés (ed.) 
2013, À Bras le Corps, Dijon: les Presses du Réel

FISCHER-LICHTE, Erika 
2005: Theatre, Sacrifice, Ritual – Exploring Forms of Political Theatre, London & New York: Routledge, Taylor & Francis Group
2008: The Transformative Power of Performance, London & New York: Routledge –Taylor & Francis Group

FOUCAULT, Michel


1998: História da Sexualidade II: o uso dos prazeres, 8ª Edição, Rio de Janeiro: Edições Graal, Lda.
1999: História da Sexualidade I: a vontade de saber, 13ª Edição, Rio de Janeiro:Edições Graal, Lda.
2005: História da Sexualidade III: o cuidado de si, 8ª Edição, Rio de Janeiro: Edições Graal, Lda.
2009: Vigiar e Punir, 37ª edição, Petrópolis, RJ: Editora Vozes

FREUD, Sigmund
1994: Textos Essenciais sobre Literatura, Arte e Psicanálise, Mem Martins: Publicações Europa –América; 1995: The Basic writings of Sigmund Freud, translated & edited by Dr. A. A. Brill, New Yor: The Modern Library
2001: Totem e Tabu, Tradução de Leopoldina Almeida, col. Imago,  Lisboa: Relógio D’Água

GOLDBERG, RoseLee
2012: A Arte da Performance: do futurismo ao presente, Lisboa: Orfeu Negro

GUERREIRO, Fernando
2017: Imagens Roubadas, Portugal: Enfermaria 6

HAEDICKE, C. Susan, HEDDON, Deirdre, OZ, Avraham & WESTLAKE, E. J. (Ed.)
2009: Political Performances, Amsterdam & New York: Editions Rodopi B. V.

HUNT, Lynn (Ed.)
1996: The Invention of Pornography, Obscenity and the Origins of Modernity, 1500-1800, New York: Zone Books

JOURNER, Nicolas & BEDIN, Véronique, (Coord.)
2013: Le Sexe D'Hier à Aujourd'Hui, Auxerre Cedex: Éditions Sciences Humanines

JUNG, Carl Gustav
2003: The Spirit in Man, Art and Literature, Translated by R. F. C. Hull, London & New York: Routledge Taylor and Francis Group

LE PORS, Sandrine & LONGUENESSE, Pierre (org.) 
2014: «Où est ce corps que j'entends?» Des corps et des voix dans le théâtre contemporain, Arras: Artois Presses Université

LEHMANN, Hans-Thies 
2006:  Post Dramatic Theatre, London & New York: Routledge, Taylor and Francis group

MCKENZIE, Jon 
2001: Perform or else. From discipline to performance, London & New York: Routledge, Taylor and Francis group

MONTEIRO, Paulo Filipe
2010, Drama e Comunicação, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra

MULVEY, Laura 
2009: Visual and Other Pleasures (Language, Discourse, Society), London: Palgrave Macmillan

PAIS, Ana 


2014: “Pensar el futuro de la interdisciplinariedad con la performance como telón de fondo: la trilogía Flatland, de Patrícia Portela, Pygmalion. Revista de teatro general y comparado. Perspectivas sobre el teatro en Portugal en el siglo XXI, n. 6, pp. 91-112

2005: “Teatro em Portugal: O Desafio da Periferia” , Oficina do CES, Semear - Revista da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. n.º 232, pp. 1-15

REGO, Paula
2003: Jane Eyre, introduced by Marina Warner, London: Enitharmon Editions

RÍOS, Julián
2003: A Vida Sexual das Palavras, Lisboa: Quetzal Editores

SASLOW, James M.
1999: Pictures ans Passions, a History of Homosexuality in the Visual Arts, New York: Viking/Penquin Books
SEGAL, Hanna
2005: Dream, Phantasy and Art, London: Routledge


SEGAL, Julia,
2000: Fantasy, UK: Icon Books

SERÔDIO, Maria Helena 
2011: “Um continuado projecto estético: Afeiçoar um espaço seu”, in Do outro lado: Portugal | Quadrienal de Praga 2011 | Espaço e design da performance. Lisboa: Direcção Geral Das Artes, Ministério da Cultura de Portugal, 2011, pp. 57-74 [“A coininuing aesthetic project: Shaping a space of their own”, in On the Other Side: Portugal | Prague Quadrennial 
2011: Performance Design and Space. Lisboa: Direcção Geral Das Artes, Ministério da Cultura de Portugal,  pp. 55-70.
2009: “Tito Andrónico e a razão cínica do poder: Três variações cénicas no teatro português mais recente”, in M. Serôdio, J. Flor, & al. (org.), Shakespeare entre nós, Porto, Húmus, pp.71-84
2000: «O teatro português mais recente: algumas linhas temáticas e composicionais», in A palavra e o canto: Miscelânea de homenagem a Rita Iriarte. Lisboa: Edições Colibri e Departamento de Estudos Germanísticos da FLUL, pp. 331-340.

SMALLS, James
2003: Homosexuality in Art, New York: Parkstone Press

SOBSCHACK, Vivian 
2004: Carnal Thoughts: Embodiment and Moving Image Culture, Berkeley & Los Angeles, California: University of California Press


STEIHAUG, Jon-Ove (Edit.)
2016: Mapplethorpe + Munch, Oslo: Munch Museum

STEINER, Riccardo (Edit.)
2003: Unconscious Phantasy, London: Karnac Books


TERPAK, Frances & BRUNNICK, Michelle
2016: Robert Mapplethorpe - The Archive, Los Angeles: Getty Publications

VEYNE, Paul
2017: Sexo e Poder em Roma, Lisboa: Edições Texto & Grafia

VICENTE, Gustavo (Ed.)
2017: Intensified Bodies from the Performing Arts in Portugal, Oxford, Bern, Berlin, Bruxelles, Frankfurt am Main, New York & Wien: Peter Lang

WILLIAMS, Linda
2014: Screening Sex, une histoire de la sexualité sur les écrains américains, Paris: Capricci

WILLIAMS, Linda (Ed.)
2004: Porn Studies, Durham &London: Duke University Press