O Projeto - mst

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O Projeto

AÇÃO DETALHADA DA INVESTIGAÇÃO

O tema desta investigação é “Manifestações da sexualidade na performance teatral: efeitos e consequências de âmbito estético, etico e político da estimulação sensual e erótica através da exibição e do voyeurismo ”.
Tomar-se-á como objeto de análise um corpus de textos (ensaios críticos, entrevistas, estudos sobre o tema) e imagens, referentes a espetáculos nacionais (com a possibilidade do seu cruzamento com um caso internacional) que, entre 2005 e 2010, exibiam elementos sexuais de modo mais ou menos patente, procurando restaurar o funcionamento e função dos mesmos, considerando que cumpriam seguramente projetos distintos. Será também recolhida informação produzida através de um inquérito on line para aferir conceitos, termos e discursos sobre a presença da sexualidade na performance teatral partilhados por artistas e espectadores. Paralelamente serão analisados os três espetáculos selecionados, da Companhia João Garcia Miguel, Yerma; Los negros e os deuses do norte; A vida é sonho, procurando-se, através do cruzamento com o restante corpus, pontos de contacto e diferença e procedendo-se à sua categorização (ou tentativa da mesma) no âmbito da discussão em torno da manifestação da sexualidade na performance teatral, tendo em conta o contexto do trabalho/invenção artística e da ficção inerente à invenção teatral. Entre as consequências que daí decorrerem, interessar-nos-á particularmente a questão da manipulação e estimulação sexual, consciente, do espectador através de mecanismos de elaboração estética e espetacular e da repercussão ética e política, seja ela premeditada ou não.



OBJETIVOS
a)   Descrição e análise da tríade de espetáculos da Companhia João Garcia Miguel;
b)  Verificação da existência ou não existência de uma consciente estruturação dos espetáculos com elementos referentes à sexualidade e com que objetivos;
c)   Reconhecimento de uma ligação entre a sexualidade e a performance teatral da sua dimensão erótica e sensual como prática estética, ética e política consciente;
d)  Identificação das marcas de sexualidade inerente às práticas performativas, através de um inquérito direcionado para criadores e espectadores e disponível num site especificamente criado para registar as etapas da investigação (de importância incontornável neste projeto uma vez que coloca este trabalho na comunidade científica);
e)   Realização de um colóquio internacional sobre o tema da investigação com a correspondente publicação das comunicações num site que ficará associado ao Centro de Estudos de Teatro e se manterá atualizado;
f)   Publicação de um livro em dois volumes: o primeiro com um estudo meu sobre a Companhia João Garcia Miguel na perspetiva que aqui descrevo; o segundo reunindo estudos de autores nacionais e internacionais que convidarei, com um texto de enquadramento teórico da minha autoria.

METODOLOGIA
1)      Reunir os mais importantes estudos sobre sexualidade e performance, sobre estudos de género e corporalidade;
2)      Traçar uma genealogia filosófica, científica e cultural do conceito de sexualidade;
3)      Analisar com o concurso desses estudos o lugar da sexualidade na sociedade portuguesa contemporânea e a eventual transformação das suas práticas através da publicitação e do “dar em espetáculo”;
4)      Descrever um conjunto exemplificativo de espetáculos nacionais com elementos sexuais patentes (gestualidade, movimentação, encenação do corpo);
5)      Procurar interpretar a sexualidade e os seus efeitos e consequências de âmbito estético, etico e político da estimulação sensual e erótica através da exibição e do voyeurismo transversal às várias tendências/categorias da performance teatral contemporânea.

Primeiramente será realizada a leitura anotada dos textos teóricos que abordam os eixos de sustentação do projeto, com a consequente seleção de conceitos e definições que possam interessar à pesquisa. Logo a seguir selecionarei os espetáculos a serem considerados como elementos de comparação entre si e com a tríade selecionada da companhia elegida (Companhia João Garcia Miguel), procedendo à sua descrição e análise através de registos videográficos e fotográficos.
A partir dessas escolhas, será possível iniciar o processo de levantamento dos elementos de sexualidade manifestados através da sua teatralização e que possibilitarão o início da construção do site com introdução do inquérito a criadores e espectadores.
Daqui seguir-se-á o trabalho de elaboração do estudo para o primeiro volume do livro que resultará desta pesquisa e que incidirá sobre a Companhia João Garcia Miguel.
Num segundo momento, será feita a verificação da existência ou não existência de uma consciente estruturação dos espetáculos no sentido do reconhecimento de uma ligação entre a sexualidade e a performance teatral como prática estética, ética e política consciente. Reconhecimento esse que será apoiado, também, na identificação das marcas de sexualidade inerente às práticas performativas, através de um inquérito direcionado para criadores e espectadores e disponível num site especificamente criado para registar as etapas da investigação. O site irá ser construído e alimentado através de um convite continuado no sentido de motivar o “público” a participar no inquérito anónimo. Durante a análise dos dados recolhidos, iremos inserindo bibliografia atualizada e os resultados parcelares da pesquisa. A importância incontornável do site neste projeto reside no facto de colocar este trabalho no seio e à disposição da comunidade científica. O referido site ficará associado ao Centro de Estudos de Teatro e manter-se-à atualizado.
A seguir, far-se-á o cruzamento entre a teoria e a análise dos documentos, através da elaboração de um texto crítico, que se pautará pelas informações a serem levantadas. A interpretação dos dados constituirá a base temática para a organização de um colóquio internacional internacional sobre o tema da investigação, a ter lugar em Lisboa, com a correspondente edição das respetivas comunicações no site acima referido. Manter-se-á constante a pesquisa bibliográfica a fim de preservar a sua atualização, o que permitirá uma posterior inclusão de novos conhecimentos, se necessário. A última fase, antes da publicação do segundo e mais complexo volume do livro, consistirá na revisão do material e das conclusões sobre os efeitos e consequências de âmbito Estético, Ético e Político da estimulação sensual e erótica através da exibição e do voyeurismo.